Rumos da educação no Brasil são debatidos no 13º Congresso ICLOC de práticas na sala de aula

Com a retomada das aulas presenciais, depois de um longo hiato provocado pela pandemia, os desafios para a educação são grandes. Já não é mais possível falar em metodologia de ensino sem pensar em tecnologia. Novas tendências do aprendizado apontam para o uso inevitável de recursos tecnológicos. No entanto, 25% das escolas públicas não possuem acesso à internet, 39% não dispõem de banda larga e 70% dos professores têm dificuldades para utilizar a tecnologia devido à baixa velocidade da conexão, conforme o Censo Escolar 2020.

Mas não é só no ensino público que os desafios se impõem. A educação contemporânea precisa de celulares, computadores, tablets, gamificação, mentoria a distância e conteúdo personalizado. Precisa, também, de novas dinâmicas e atividades pedagógicas para despertar habilidades e interesses, acompanhamento individual dos alunos, maior integração entre família e escola, mais engajamento e motivação entre os estudantes, incentivo à criatividade, novas formas de interação e aprendizado fora das salas de aula.

Para debater os rumos da educação no Brasil, o Instituto Cultural Lourenço Castanho (ICLOC) promove o 13º Congresso ICLOC de práticas na sala de aula, entre os dias 22 e 24 de setembro, que reúne novos projetos, propostas e educadores. Nos dias 22 e 23, as atividades serão on-line. No dia 24, o evento é presencial, na Escola Lourenço Castanho, na Unidade Alto da Boa Vista (Rua Comendador Elias Zarzur, 301), em São Paulo/SP.

Podem participar do evento qualquer pessoa que trabalhe na área de educação, que deve se inscrever no link https://www.sympla.com.br/produtor/congressoicloc até o próximo dia 22 de setembro. O instituto recebeu nesse ano a inscrição de 231 projetos, que serão apresentados nos três dias do congresso por escolas públicas e instituições particulares de ensino. Mais informações podem ser obtidas no site https://icloc.org.br.

“O objetivo do encontro é promover um debate saudável, atual e baseado em vivências práticas de como a educação pode avançar para aprimorar a qualidade do ensino no Brasil. Sabemos que as desigualdades do País se refletem na educação, por isso o congresso apresenta metodologias que podem ser utilizadas por todos”, afirmou umas das fundadoras do ICLOC, Sylvia Figueiredo Gouvêa.

Sobre o Instituto Cultural Lourenço Castanho (ICLOC)
O Instituto Cultural Lourenço Castanho (ICLOC) é uma associação sem fins lucrativos que tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento e o aperfeiçoamento da educação brasileira. Fundado em 2009 pelas sócias da Escola Lourenço Castanho, Jeannette Alicke De Vivo, Marilia de Azevedo Noronha, Maria de Lourdes Pereira Marinho Aidar e Sylvia Figueiredo Gouvêa, se propõe a concretizar um sonho e a responsabilidade social dos seus fundadores para além do âmbito da escola, que já contribuiu para a formação de mais de 8 mil alunos. Pretende,a inda, estender os conhecimentos adquiridos e os valores Excelência, Inovação, Transparência, Abrangência, Democracia, Diversidade e Compartilhamento para toda a educação brasileira.