Projeto do Colégio Marista Arquidiocesano demonstra na prática que planejamento urbano também é coisa de criança

Crianças adoram jogos de peças de montar e podem dar a eles novos formatos e atribuições. Alunos de três turmas do período Integral do Colégio Marista Arquidiocesano, um dos mais tradicionais da capital paulista, estão construindo uma maquete e usando a tecnologia para desenvolver o projeto virtual de uma cidade.

A professora Cristiane Peixoto Lins observou que as crianças, de 7 e 8 anos de idade, pegavam as peças dos jogos de montagem, o material escolar, além de recicláveis para fazer “construções”, como casas, estradas ou produzir decoração para a sala de aula, com sofás, camas e até luminárias.

Percebendo a habilidade dos alunos e seguindo uma proposta interdisciplinar, a docente sugeriu que as crianças formatassem a maquete de uma pequena cidade. Paralelo a isso, os pequenos passaram a estudar sobre planejamento urbano, podendo compreender o que são ruas, bairros e como uma cidade se organiza. A atividade envolve ainda o trabalho de mais duas docentes: Cristina Kei Kurita e Luciana de Jesus de Souza da Silva.

“A turma começou a sugerir o que seria importante uma cidade ter para oferecer qualidade de vida para seus moradores. Os alunos falaram sobre saneamento básico e acessibilidade como fatores essenciais para o desenvolvimento de uma comunidade. A intenção é montar a maquete destacando essas características”, explica Cristiane Peixoto Lins.

As crianças foram até as salas de Tecnologia do Arquidiocesano para planejar a cidade em um modelo virtual, usando o Minecraft, antes de irem para o projeto físico. O trabalho será feito em várias etapas.

“Queremos utilizar um drone para fazer imagens da Vila Mariana, bairro em que se localiza o colégio e também fazer uma caminhada pelo entorno, para que as crianças possam visualizar como a área em que estamos localizados foi planejada”, finaliza a professora.