Por onde iniciar na obra de Graciliano Ramos?

Graciliano Ramos, um dos maiores nomes da literatura brasileira, entrou em domínio público em 1 de janeiro de 2024, e muito se tem falado sobre sua obra e as expectativas de novas edições e adaptações a partir deste ano, o que fará com que o autor alagoano seja cada vez mais lido. Grande ficcionista da geração de 1930, Graciliano continua atual, porque passa por temas como a dificuldade de famílias de retirantes sertanejos para fugir da fome, assunto principal em Vidas Secas, um de seus livros mais aclamados.

Suas obras são imortais, com linguagem direta e de estilo modernista, e seu texto é simples, mas denso, o que, para o leitor que se inicia em sua obra, pode ser um pouco desafiador. Por onde começar, então, a desbravar essa importante literatura?

O Coletivo Leitor, portal que busca difundir o valor e a importância da leitura e da literatura para o ser humano desde criança, estimulando a criatividade e o desenvolvimento da empatia, indica três antologias com contos do autor que abrem as portas para os jovens conhecerem a produção de Graciliano Ramos e desenvolver o gosto por suas histórias.

O Coletivo Leitor integra a unidade de Literatura da SOMOS Educação, que conta com mais de 1,6 mil obras em seu catálogo e mais de 500 autores nacionais e estrangeiros, de diversos gêneros literários dos selos Ática, Atual, Caramelo, Formato, Saraiva e Scipione de literatura infanto-juvenil.

Confira a seguir as sugestões do Coletivo Leitor:

  1. Contos Brasileiros 1 (Coleção: Para gostar de ler)
    Nesta antologia, nosso país é retratado em diferentes épocas e lugares por sete grandes escritores. A diversidade é mostrada não só no plano dos cenários, períodos e temas escolhidos, mas também nos estilos literários. Neste livro, há os contos “Um papagaio falador” e “História de um bode”, de Graciliano, cujo tema é a simplicidade da vida rural e as relações humanas.
    Idade recomendada: a partir de 9 anos
    Saiba Mais: https://www.coletivoleitor.com.br/nossos-livros/contos-brasileiros-1/
  2. Histórias de Humor (Coleção: O Prazer da Prosa)
    As histórias deste livro expõem um panorama crítico e politizado da sociedade brasileira em várias épocas. Os contos ironizam costumes e comportamentos e levam o leitor a refletir sobre o preconceito, ambição, hipocrisia e intolerância. Nesta obra, o leitor encontra o conto de humor “O olho torto de Alexandre”, no qual Graciliano Ramos expõe as circunstâncias que tornaram o personagem vesgo e a forma com que ele vê melhor com o olho defeituoso.
    Idade recomendada: a partir de 9 anos
    Saiba mais: https://www.coletivoleitor.com.br/nossos-livros/historias-de-humor/
  3. Nós e os outros – histórias de diferentes culturas (Coleção: Para Gostar de Ler)
    Por meio de contos, crônicas, poesias, trechos de romance etc., autores nacionais e estrangeiros mostram como as diferenças culturais podem gerar conflitos e aproximações. Neste livro, o leitor verá o conto “O Inferno” (publicado originalmente em A Infância), no qual um menino questionador quer saber o que é o inferno.
    Idade recomendada: a partir dos 9 anos
    Saiba mais: https://www.coletivoleitor.com.br/nossos-livros/nos-e-os-outros-historias-de-diferentes-culturas/