Espaço Semear Leitores do Museu da Imigração recebe programação especial de férias

Os leitores mirins poderão participar, até o fim de julho, de rodas de contação de histórias no espaço Semear Leitores, do Museu da Imigração, localizado no bairro da Mooca, zona Leste de São Paulo. As sessões acontecem sempre aos sábados e domingos, às 16 horas, e são mediadas por Gabrielli Chagas, mediadora de leitura do espaço.

À primeira vista, o cenário do espaço de leitura já encanta as crianças: um trem e um navio enormes, onde os pequenos podem se sentar para ler. Fruto de uma parceria com a Fundação Bunge, responsável pela concepção do espaço e da seleção do acervo, e a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, o local é aconchegante e didático. Projetado para atender às necessidades das crianças, o espaço tem estantes baixas para facilitar o acesso aos livros, pufes e tatame. O acervo inclui títulos de escritores e ilustradores brasileiros e estrangeiros, como Ruth Rocha, Ana Maria Machado, Eva Furnari, Clarice Lispector, Edgar Allan Poe e Julio Verne.

Criado em 2011, o Semear Leitores é um programa da Fundação Bunge que incentiva o contato de crianças e jovens com os livros de forma atrativa e prazerosa. Presente em nove estados brasileiros, o programa estrutura espaços de leitura acolhedores, adaptados às necessidades e interesses dos seus pequenos leitores. Abastecidos com um acervo inicial de 1.000 títulos, os espaços recebem kits com novos livros anualmente, além de baús lúdicos, com adereços que enriquecem as atividades de contação de histórias.

O Museu da Imigração fica na Rua Visconde de Parnaíba, 1.316, na Mooca. Para conhecer a programação e se inscrever para as mediações de leitura, acesse o site do Museu da Imigração, em https://bit.ly/3cuKZFp.