Escola Petit Kids celebra o mês da conscientização da Síndrome de Down

A Escola Petit Kids, que fica na região da Bela Vista, na cidade de São Paulo, patrocinou, em março, o encontro mensal de famílias do Iniciativa Kids, que celebra o mês da conscientização da Síndrome de Down. A iniciativa visa dar visibilidade à questão da educação inclusiva. O evento teve a participação de famílias com crianças com Síndrome de Down, TEA (transtorno do espectro autista) e Síndrome de Rubinstein, além das crianças sem deficiência que integram o projeto como aliadas.

O modelo Culture Center da Petit Kids trabalha em consonância ao Plano Nacional de Educação (PNE), que traz a inclusão como uma das 20 metas a serem alcançadas em 10 anos e a Lei Brasileira de Inclusão que assegura os direitos e as liberdades fundamentais da pessoa com deficiência.

Dados do Ministério da Educação apontam que o caminho da inclusão é uma realidade para os alunos da educação especial na rede regular de ensino, nos últimos anos, entre 1998 e 2021, houve um aumento de seis vezes no número de alunos matriculados na rede, um salto de 200 mil, para 1,8 milhão de estudantes

Na reunião mensal de março, foram debatidos diversos temas, como a neurodiversidade, o capacitismo e a inclusão escolar. A Iniciativa Kids anunciou, também, Rafa Fonta, que com Síndrome de Down é atleta de nado artístico adaptado, atriz e palestrante, como a mais nova embaixadora.

“Na Petit Kids temos diversidade no mais amplo sentido da palavra. Desde as famílias até os alunos. Somos uma comunidade escolar plural. Valorizamos o relacionamento humano baseado na confiança e no acolhimento para promover a inclusão, e aproveitamos para anunciar nossa nova embaixadora, a Rafa, que vai inspirar muitas famílias e meninas com deficiência do nosso projeto”, afirma a diretora pedagógica da Escola Petit Kids, Fernanda King.

Sobre a Petit Kids
Espaço plural que promove educação com um olhar carinhoso para a primeira infância, fase mais importante da vida das crianças, baseado no acolhimento das famílias, no desenvolvimento de habilidades socioemocionais, valores humanos, capacidades intelectuais e motoras da criança, respeitando características individuais. Espaço educativo no qual as mães dos bebês podem amamentar, as coordenadoras e professoras conhecem a rotina da criança em cada detalhe. Espaço inovador, com estrutura moderna, pedagogia avançada, aulas bilíngues, de robótica e educação financeira, entre outras. Oferece o equilíbrio entre o afeto necessário na Educação Infantil e a prática progressiva do conhecimento. Agrega atividades extracurriculares como o ensino da língua inglesa, capoeira, arte, música, culinária, contação de histórias, atividades psicomotoras, artes marciais, dança, entre outras. Incentiva o respeito às diferenças, o entendimento da neurodiversidade e aspectos que promovem uma educação realmente inclusiva. Tem o excelente custo-benefício, sem taxas extras e com flexibilidade de atendimento.