Empoderando o futuro: o papel da liderança feminina na educação

O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, é uma excelente oportunidade para refletir sobre a importância da liderança feminina em diversos setores da sociedade. A presença de mulheres em posições de liderança é fundamental para a construção de um mundo mais igualitário e justo, uma vez que elas trazem perspectivas e habilidades diferentes para a tomada de decisões e para a gestão das equipes.

Mas, apesar de ter ocorrido um progresso evidente em relação à presença feminina nas empresas nas últimas décadas, ainda estamos muito distantes do desejável. De acordo com dados do Ministério da Economia, as mulheres detêm 42,4% das funções de gerência, sendo 13,9% delas em cargos de diretoria e 27,3% em superintendências.

No ambiente escolar, por exemplo, essa data pode ser uma oportunidade valiosa para discutir temas relevantes para as estudantes, como a importância da igualdade de gênero, a história das conquistas das mulheres e os desafios enfrentados por elas atualmente. Embora a maioria dos profissionais da educação sejam mulheres, muitas vezes, elas ainda enfrentam barreiras para ascender a cargos de direção e gestão escolar.

Poucos cargos de liderança
Mesmo com os avanços nas políticas de inclusão, as mulheres ainda enfrentam barreiras estruturais para conquistar espaços adequados no mercado de trabalho. A dificuldade para encontrar lideranças femininas, por exemplo, é parte de um cenário muito maior de falta de equidade e de inclusão social.

“A maioria dos ambientes da educação, apesar de ser um campo que contempla muitas mulheres, não possui tantos cargos de destaque ou de liderança. Historicamente, as escolas tendem a ter mais diretores”, afirma a diretora pedagógica da Escola Vereda, unidade de São Bernardo do Campo, Bruna Souza.

O caso também é observado pela diretora de relacionamento e marketing, Dali Alonso. “Já vi ambientes em que o único homem presente é a pessoa que vira o gestor, mesmo quando tem muitas mulheres capacitadas ali, ao contrário do que acontece na Vereda”, enfatiza.

Importância da atuação feminina na escola e na formação cidadã
No ambiente escolar, a liderança feminina se mostra especialmente relevante, uma vez que as mulheres representam a maioria dos profissionais da educação e têm um papel fundamental na formação de futuras gerações. Quando ocupam posições de liderança, elas podem inspirar outras mulheres a buscar o desenvolvimento de suas habilidades e contribuir para a construção de um ambiente escolar mais inclusivo e equitativo.

“Seja nos berçários, seja nas creches ou na Educação Infantil, é perceptível a importância das educadoras na formação cidadã”, pontua Dali Alonso.

A Escola Vereda é um bom case de inclusão, uma vez que a instituição contempla diversos cargos de destaque com mulheres e trabalha essa discussão, desde sempre, a partir de projetos pedagógicos e de iniciativas plurais. “Aqui na escola existem mulheres em todos os cargos, passando pela coordenação, diretoria, entre outros. Isso significa a possibilidade de as nossas estudantes se sentirem representadas”, comenta Bruna Souza.

Ainda segundo a diretora pedagógica da Escola Vereda, a educação brasileira, em geral, tem um histórico patriarcal, assim como toda a sociedade, mas que enxerga hoje uma mudança muito grande como, por exemplo, nas eleições para representantes de sala da escola. “Hoje, todas as salas contam com uma representante mulher, logo há uma compreensão de que as meninas também têm potencial”, diz a diretora pedagógica.

A diretora Dali Alonso reforça o espírito de luta das mulheres na busca por espaço e conquistas: “Com tudo que aprendi, ainda quero aprender mais e compartilhar feitos para que o caminho das próximas meninas seja mais fácil e mais saudável, se comparado ao caminho de quem veio antes e do meu próprio. Temos que aprender e ensinar para as nossas meninas que podemos ser empáticas e devemos abrir espaço para outras pessoas, mas que isso vá até onde não prejudique a nossa saúde mental e física”, finaliza.

Sobre a Escola Vereda
Com cinco anos de atuação, a Escola Vereda oferece formação do Ensino Fundamental I ao Ensino Médio nos campi de Santo André, São Bernardo do Campo e Mooca. Ela se destaca por ofertar educação integral, através de um planejamento pedagógico minucioso, construído com intencionalidade pedagógica, permitindo assim o foco no protagonismo do estudante e na construção do conhecimento, de maneira alinhada à BNCC, por meio do desenvolvimento dos conteúdos, das habilidades cognitivas, habilidades socioemocionais e habilidades para a vida, resultando na formação das competências necessárias para o século XXI.