Colégio Santa Marcelina desenvolve projeto sustentável com foco no álbum de figurinhas da Copa do Mundo

Com o objetivo de estimular a conscientização ambiental das crianças e promover ações que contribuam para o cuidado com o planeta, o Colégio Santa Marcelina de São Paulo desenvolveu um projeto sustentável com foco nas figurinhas colecionáveis do álbum da Copa do Mundo de 2022, da Panini. A iniciativa prevê a coleta e a destinação adequada para o Liner – papel retirado do verso das figurinhas e que não se enquadra no modelo tradicional de reciclagem.

Com a proximidade do início da Copa do Mundo e a consequente disseminação dos álbuns colecionáveis, os docentes, estudantes e profissionais do colégio observaram o grande volume de lixo gerado em decorrência do descarte dos papéis, o que motivou a criação do projeto.

Para a viabilização da iniciativa, foram desenvolvidas atividades com os estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental I, abrangendo pesquisas sobre a destinação do Liner e os efeitos da substância para o meio ambiente e, consequentemente, para o aumento do aquecimento global, caso o descarte seja feito incorretamente. Paralelamente, foi realizada a busca por empresas que atuam diretamente com a reciclagem específica desse tipo de material, para que o Liner coletado tenha a destinação adequada.

De acordo com a professora do Colégio Santa Marcelina de São Paulo, Camila Tardelli Carneiro, o propósito do projeto é atingir as diferentes habilidades na dimensão “consciência social”, e a intencionalidade pedagógica permeará pelas competências que envolvem engajamento, cidadania e consciência planetária.

“Esperamos que os estudantes desenvolvam habilidades em prol do bem comum, com atitudes coletivas e de cidadania, além de reconhecerem a responsabilidade individual para a melhoria do mundo e a conservação do planeta”, explica.

Dinâmica do projeto no Colégio Santa Marcelina
Com a estratégia definida, foram expostos no 2° andar da unidade cartazes explicativos e uma caixa de vidro, na qual devem ser depositados os papéis que serão reciclados. Foi criado, também, o “Bolão do Liner”, que, ao abrir espaço para as pessoas registrarem seus palpites de quantos papéis serão arrecadados até o final da campanha, contribui para incentivar a participação de toda comunidade escolar na arrecadação do material.

Segundo Camila Carneiro, iniciativas como essa geram efeitos positivos para todos os envolvidos. “Para o estudante, torna-se visível a potência que ele possui enquanto agente transformador de uma sociedade que seja justa, ética e que valorize e cuide das questões ambientais. Para o meio ambiente, são vistos benefícios como preservação de recursos naturais e destino ecologicamente correto dos materiais. Por fim, para a instituição, cria-se a capacidade de desenvolver cada vez mais projetos que tenham os estudantes como protagonistas, incentivando o conhecimento ambiental e atitudes conscientes”, acrescenta a professora.

Ao todo, participaram diretamente da elaboração do projeto 26 estudantes e seus familiares, além de oito educadores. Indiretamente, a campanha mobilizou a turma e profissionais da instituição. “O interessante é que toda a comunidade escolar participou, de forma indireta, a partir da contribuição e descarte, voluntário, dos papéis Liners na caixa de reciclagem” finaliza Camila Carneiro.

Como reconhecimento pelo trabalho, o Colégio Santa Marcelina de São Paulo ultrapassou as barreiras da comunidade escolar e foi cadastrado como ponto oficial de coleta de Liners, contribuindo ativamente com o processo de reciclagem e economia circular. Dessa forma, a primeira remessa do material será recolhida no mês de dezembro.

Para saber mais sobre o Colégio Santa Marcelina, acesse https://portalguiaescolas.com.br/guia-escolas/colegio-santa-marcelina.