Colégio Humboldt discute os desafios da gestão escolar no School Experience

No dia 18 de agosto, acontece a primeira edição do School Experience no Colégio Humboldt, instituição bilíngue e multicultural (português/alemão), localizada em Interlagos, em São Paulo. O evento, organizado pela Escolas Exponenciais, reunirá diretores de instituições de ensino com o objetivo de criar uma rede de network entre os participantes. Erik Hörner, diretor pedagógico e administrativo do Colégio Humboldt, recebe a visita dos gestores na instituição e adianta que a troca de experiência sobre práticas de gestão entre eles é fundamental.

“A gestão escolar, via de regra, é uma instância solitária. Você troca com seus colaboradores, sua equipe, mas a possibilidade de colocar de igual para igual, com colegas de fato da gestão, pode representar um benefício para todos os envolvidos. É uma oportunidade para ouvir casos, soluções, encaminhamentos, desafios, antever problemas, trocar eventualmente contatos de fornecedores e de soluções inovadoras que ainda não estavam no radar”, diz Hörner.

Na visita, os gestores farão um passeio para conhecer a estrutura da escola e um pouco da proposta e dos processos do Humboldt, além de um case de sucesso. “Como Escola Alemã no Exterior, respondemos a um padrão de qualidade estabelecido pelo governo alemão e periodicamente avaliado. Nesse ano, receberemos os inspetores da BLI, sigla para Inspeção Federal Alemã. Entre os diversos pontos avaliados, a ‘qualidade da aula’ possui inquestionável destaque. Assim, no School Experience, apresentaremos como aspectos da gestão de pessoas, gestão de processos e de projetos são determinantes para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem, ou seja, trataremos da gestão pedagógica como aspecto central da gestão escolar”, comenta o diretor pedagógico e administrativo do Colégio Humboldt.

Erik Hörner ainda diz que a gestão escolar, se não acontecer em diálogo com realidades maiores, corre o risco de ficar isolada. “O encontro é interessante para construir boas práticas de gestão para outras escolas e tenho certeza que, do diálogo com outros gestores, eu poderei melhorar os nossos processos”, conclui o diretor.