Alunos do Arquidiocesano criam projeto de voluntariado para arrecadar alimentos para pessoas em situação de rua

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), “voluntário é o jovem, adulto ou idoso que, devido a seu interesse pessoal e seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração, a diversas formas de atividades de bem-estar social ou outros campos”. O voluntário cumpre seu papel social, exerce e promove a cidadania.

As turmas do Ensino Médio do Colégio Marista Arquidiocesano, um dos mais tradicionais da capital paulista e que completa 165 anos de sua fundação em 2023, criaram o Projeto Voluntariado Ensino Médio, uma iniciativa que visa envolver estudantes em atividades que beneficiem a comunidade.

O principal objetivo do projeto é incentivar os participantes a se tornarem cidadãos ativos e responsáveis, que conectam seus talentos a um propósito e oportunizam o aprendizado por meio de experiências. Os voluntários desenvolvem habilidades práticas, como trabalho em equipe, liderança, empatia e comunicação, enquanto trabalham em projetos que têm um impacto positivo na sociedade.

O voluntariado possibilita formas de intervenção nas diversas realidades, em vista de construir pontes de diálogo e de encontro e superar as fronteiras sociais, econômicas, políticas, culturais e religiosas que alimentam o individualismo e a desigualdade, e as mazelas sociais que contribuem para as diversas formas de violência presentes na sociedade.

O Projeto Voluntariado Ensino Médio do Arquidiocesano combina serviço comunitário, aprendizado prático e vivências, proporcionando aos estudantes oportunidades valiosas de desenvolvimento pessoal e cidadania ativa. Por isso, em uma das ações do projeto, os estudantes se uniram para arrecadar alimentos não perecíveis, visando a montagem de kits para doação a pessoas em situação de rua.

Segundo dados do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), 53.188 pessoas estão nas ruas da capital paulista – dados de março de 2023. Além da capital, os municípios de São Bernardo do Campo, Guarulhos, Osasco e Suzano também registram índices elevados.

Para o coordenador do Ensino Médio do Colégio Marista Arquidiocesano, Patrick Oliveira de Lima, tornar-se voluntário é responder a um chamado para viver a solidariedade, partilhando presença e habilidades humanas. “É uma maneira eficaz de ensinar aos jovens a importância de contribuir para o bem-estar da sociedade e de promover valores como solidariedade, sensibilidade, empatia e responsabilidade social e ambiental”, reforça o professor.

Sobre os Colégios Maristas
Os Colégios Maristas estão presentes em 18 estados e no Distrito Federal com 63 unidades. Os mais de 80 mil estudantes recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica alinhada aos desafios contemporâneos. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Os Colégios Maristas fazem parte do Marista Brasil, uma rede de colégios e escolas presente em 20 estados brasileiros e no Distrito Federal que atende mais de 97 mil crianças, jovens e adultos. Saiba mais em https://maristabrasil.org.