Alunos da rede pública de ensino terão oficina de educação midiática e identificação de fake news

Todo conteúdo on-line é verdadeiro? A pergunta, que é tema central das discussões sobre fake news na internet, será debatida por alunos do Ensino Fundamental no 1º Encontro dos Midiáticos, evento organizado pelo Jornal da Criança, no dia 27 de outubro, das 16 às 17 horas, na Biblioteca do Parque Villa Lobos (Av. Queiroz Filho, 1.205 – São Paulo/SP).

O 1º Encontro dos Midiáticos será conduzido por jornalistas e educadores e tem apoio da FTD Educação, EducaMídia e Sedijore (Sindicato das Empresas Distribuidoras, Editoras, Publicadoras, Vendedoras, Entregas Rápidas, de Jornais, Revistas, Outras Publicações Impressas ou em Versão Digital no Estado de São Paulo).

O evento é aberto para estudantes do Ensino Fundamental 1 e 2 (do 1º ao 9º ano) e contará com a participação da Imprensa Jovem da EMEF Vinícius de Moraes, coletivo de alunos que produz notícias sobre a escola e a comunidade em que estão localizados, na Zona Leste da capital. Para participar, é necessário se inscrever enviando um e-mail para contato@editora10.com.br com nome, telefone e endereço.

“A proposta do evento é conversar diretamente com os alunos sobre a importância crescente da educação midiática no mundo e como ela influencia a sua formação crítica”, explica Viviane Zanardo, editora-chefe do Jornal da Criança, que publica notícias de imprensa com linguagem voltada aos alunos do Ensino Fundamental, com a proposta pedagógica de despertar o interesse das crianças pela leitura. “O trabalho de educação midiática está direcionado para o educador orientar o estudante, mas não fala diretamente com este público, que já nasceu praticamente conectado à internet”, completa Viviane.

Investir na educação midiática é essencial para preparar os alunos para o futuro, acrescenta a editora. “Não se trata apenas de protegê-los dos perigos do mundo digital, mas de capacitá-los a prosperar nele, a tomar decisões informadas e a contribuir para uma sociedade mais consciente e responsável. A educação midiática é a chave para transformar os alunos em cidadãos digitais empoderados e críticos, prontos para enfrentar os desafios e oportunidades do século 21”, conclui Viviane.

A inspiração do encontro é a Semana Global de Alfabetização Midiática da UNESCO, que será realizada entre 23 e 25 de outubro, em Amã (capital da Jordânia). Na edição deste ano, o tema Alfabetização Midiática e Informacional em Espaços Digitais será debatido por autoridades mundiais no assunto, sociedade civil, jornalistas, acadêmicos e estudantes de jornalismo.

No encontro de São Paulo, a jornalista Daniela Machado, coordenadora do EducaMídia (parceira do evento) vai conduzir uma dinâmica em torno do tema da desinformação e análise coletiva de informações, com dicas sobre como avaliar a sua confiabilidade. “Vamos fechar com uma reflexão sobre a nossa responsabilidade de avaliar bem as informações e não compartilhar qualquer coisa, se a gente não tiver certeza de que aquele conteúdo realmente é confiável”, detalha Daniela.

O evento terá a abertura da gerente de projetos do Instituto Palavra Aberta, Saula Ramos, e a oficina será conduzida por Viviane Zanardo, jornalista e publisher do Jornal da Criança; Roberta Taffarello, pedagoga com especialização em Educação Especial pela PUC-Campinas e membro da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa; Daniela Machado, jornalista pós-graduada em Educação Midiática pela Universidade de Rhode Island (EUA) e corresponsável pelo conteúdo do EducaMídia; e Renata Capovilla, psicopedagoga, escritora e coordenadora de Pós-Graduação do IBFE- Instituto Brasileiro de Formação de Educadores.