Álbum da Copa do Mundo vira ferramenta educacional para os estudantes do Colégio Humboldt

A febre dos álbuns de figurinha ainda não acabou. Não é somente no intervalo dos colégios que os álbuns de figurinha da Copa do Mundo de futebol fazem sucesso, mas também em sala de aula.

No Colégio Humboldt, instituição bilíngue e multicultural (português/alemão) localizada no bairro de Interlagos, na cidade de São Paulo, os álbuns estão repletos de atividades em alemão desenvolvidas pelos professores das áreas de DaF (disciplinas de alemão aplicado) e Esporte e trazem figurinhas realmente raras: os alunos de 5os e 6os anos do Ensino Fundamental.

As turmas têm de resolver os desafios em uma divertida oportunidade de aprimorar o vocabulário e o idioma alemão, desenvolver competências socioemocionais, equilibrar a competitividade e o espírito de equipe e estreitar laços com os demais jogadores.

A coordenadora da área de Alemão como Língua Estrangeira – DaF e DFU (disciplinas de alemão aplicado), professora Carla ten Kathen, destaca que cada uma das atividades do álbum foi pensada de acordo com os conteúdos previstos para aquelas classes do Ensino Fundamental.

Um bom exemplo disso é uma página do álbum com conteúdos de História e Geografia ministrados em alemão. “Eles estudaram o que são artefatos históricos e tinham que encontrar em qual parte dessa figurinha esse artefato aparecia”, explica a professora.

Durante as aulas, os alunos vão fazendo as atividades e sendo “premiados” com saquinhos de figurinhas. Dentre outras atividades, estão pegadinha, jogo dos sete erros, algumas tarefas específicas em alemão, como as horas nessa língua, e assim por diante. “Além de terem as páginas com as figurinhas dos participantes daquela turma, eles também têm de colecionar as de cada colega, dos professores e de lugares e história do Colégio Humboldt”, finaliza Carla ten Kathen.