A importância da leitura como direito infantil: como a literatura pode transformar a vida das crianças

A leitura é uma habilidade fundamental que permite às crianças aprender sobre o mundo ao seu redor, desenvolver habilidades cognitivas, como a compreensão e a interpretação, além de estimular a criatividade e a imaginação. Diante disso, ela é considerada um direito da criança, pois é uma forma de acesso à informação e ao conhecimento.

Em conformidade com os dispositivos constitucionais, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) determina que toda criança e adolescente tem direito à educação visando ao seu pleno desenvolvimento e preparo para o exercício da sua cidadania.

Assim como expressa o conjunto de normas, a educação possui um papel fundamental na preparação de cada indivíduo para o exercício da sua cidadania. Visto que a educação e as ferramentas de ensino possibilitam que as crianças sejam atores sociais, influenciando e sendo influenciadas pelo ambiente em que vivem. É papel da família, da escola e da sociedade em geral garantir que todas as crianças tenham acesso à leitura como um direito e sejam incentivadas a desenvolver o hábito da leitura desde cedo.

Leitura como forma de comunicação
Antes de tudo, é preciso entender de fato o que a atividade significa. “Ler é atribuir um sentido, um significado ao texto escrito. Sendo assim, há diferentes possibilidades para a leitura”, diz coordenadora do Ensino Fundamental Anos Finais do Colégio Anglo Chácara Santo Antônio, Solange Salzo.

Ela ainda reforça que o contato com o universo literário proporciona aos pequenos leitores o ingresso em outros mundos, fazendo um intercâmbio de informações e confrontando diferentes opiniões. “Nessa atmosfera, eles acessam diferentes universos e, de uma forma lúdica, entendem o mundo que os cerca. Na imaginação, damos a roupagem que queremos aos nossos monstros e assim nos fortalecemos para enfrentá-los”, conta Solange.

A coordenadora pedagógica pontua que a escola deve oferecer múltiplos recursos para que a leitura cumpra diferentes propósitos, assim como a família deve valorizar esse momento, sempre lembrando que o espaço da casa também é formador. “Quanto mais oferta as crianças tiverem no lar, maior será a procura. Além disso, há sempre a motivação via exemplo: jovens com pais que leem são mais propensos a esse hábito”, acrescenta.

Como a leitura deve ser incentivada?
A coordenadora Solange Salzo explica que podem ser utilizados diferentes critérios para que a criança possa escolher um livro com autonomia. Veja:

  1. Leitura da quarta capa
    Quando lemos a quarta capa, temos a liberdade de saber o assunto que o livro irá tratar, qualificando o conteúdo e abordando informações relevantes para a decisão de leitura, influenciando, assim, de maneira significativa, a escolha do leitor.
  2. Indicação de um colega
    Comentar sobre uma personagem específica ou sobre como terminou uma história é um ótimo jeito para incentivar a leitura para o colega de classe. Apesar de ser uma tarefa difícil, algumas iniciativas feitas em sala de aula são capazes de despertar um maior interesse pelos livros, como é o caso do mural de indicações literárias.
  3. Descrição das aventuras da personagem principal
    Trabalhar com as narrativas de aventura em sala de aula é essencial para despertar nos alunos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais o prazer pela leitura. Por isso, descrever as aventuras da personagem principal de uma narrativa desperta a criatividade e abre as portas para o incrível universo lúdico.

“O importante é sempre despertar a curiosidade do leitor para saber mais. Em casa, o mesmo modelo realizado em sala de aula pode ser seguido. Para incentivar uma boa rotina, podemos incluir um roteiro, como levar os pequenos a uma livraria, tocar a obra, sentir seu cheiro e olhar a ilustração. Essas são boas dicas de estímulo”, finaliza a coordenadora pedagógica Solange Salzo.

Sobre o Colégio Anglo Chácara Santo Antônio
Localizado na Zona Sul de São Paulo, o Anglo Chácara Santo Antônio atende os segmentos do Ensino Fundamental ao Médio, concentrando práticas pedagógicas modernas e inovadoras, necessárias para o estudante do Século XXI, alicerçadas na tradição e força da marca Anglo. Assim, compromete-se com o desenvolvimento integral de crianças e jovens, a fim de que o mundo possa contar com cidadãos ainda mais responsáveis e conscientes de sua atuação na sociedade, trabalhando para a formação humanista, estimulando valores de responsabilidade individual, social, ambiental, para a capacidade de resolver problemas e para o desenvolvimento de soluções criativas no dia a dia.