A leitura e a escrita são duas habilidades essenciais para qualquer aluno – seja com a alfabetização formal, a partir dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, seja com imagens e o reconhecimento de letras e números, na Educação Infantil. E, como a maior parte dos aprendizados na infância, ele é mais efetivo se acontecer de forma lúdica, com a criança descobrindo essas novas funções enquanto brinca. Este é um desafio que muitos educadores enfrentam.
Segundo a coordenadora de Ensino Infantil e Fundamental – Anos Iniciais da rede de escolas Anglo Alante, Maria Clara Alves, um projeto que incentiva a leitura e a escrita nessa fase é fundamental, porque ajuda as crianças a desenvolverem o gosto pela linguagem desde cedo. “A leitura amplia o vocabulário, estimula a imaginação e favorece a compreensão de mundo, enquanto a escrita dá espaço para que expressem sentimentos, ideias e criatividade”, explica Maria Clara.
Incentivando a escrita na prática
Baseada na premissa de ensinar com a prática, a rede Anglo Alante realizou pela primeira vez o projeto Meu Mundo, em que as turmas do Infantil 5, 1º ano e 5º ano do Ensino Fundamental – crianças de 5, 6 e 10 anos, escreveram um livro autoral sobre a própria vida.
“O projeto surgiu a partir da ideia de estimular a escrita espontânea nas crianças, despertar o gosto pela leitura e oferecer a elas a oportunidade de ver sua própria história transformada em um livro. Tudo foi pensado para incentivar esse processo de criação e valorização da autoria desde cedo”, diz Maria Clara.
Para ela, o projeto contribui para o desenvolvimento da criatividade, da imaginação e da expressão de sentimentos. Com a escrita, as crianças organizam suas ideias, ganham mais confiança com a própria voz e valorizam o processo de autoria.
“Além disso, a iniciativa surge como incentivo para os estudantes ficarem menos tempo nas telas, buscando fortalecer a concentração, a autonomia intelectual e a autoconfiança em um período marcado pela tecnologia e pelo excesso de estímulos rápidos”, explica a coordenadora de Ensino Infantil e Fundamental – Anos Iniciais da rede de escolas Anglo Alante.
No projeto Meu Mundo, os alunos do Infantil 5 contaram sua história de forma coletiva, com ilustrações feitas individualmente pelas crianças. Já os alunos do 1° e do 5º anos escreveram histórias individuais.
Fortalecimento do vínculo entre família, escola e estudante
Para Maria Clara, os benefícios do Meu Mundo se estendem também às famílias. “Os responsáveis participam e celebram as conquistas junto com os filhos. E, por fim, o projeto ajuda os pequenos a superar desafios, pois o processo de escrita exige dedicação e esforço, mostrando a eles o valor da persistência”, afirma ela.
De acordo com a coordenadora, o resultado mostrou a importância da escola, dos estudantes e das famílias estarem em sintonia. Além disso, os responsáveis endossaram às equipes pedagógicas sobre a importância do incentivo à leitura e à escrita e os alunos, especialmente os do 5º ano, que escreveram o livro em inglês, contando que ficaram apreensivos no início, mas que depois sentiram-se felizes por terem superado esse desafio.
Para encerrar o ciclo de aprendizado e de aprimoramento da leitura e da escrita, a escola organizou uma Noite de Autógrafos, onde os familiares receberam os livros impressos de seus filhos e puderam vê-los autografar as obras.
Sobre Anglo Alante
As escolas do selo Anglo Alante fazem parte do Grupo Salta, que atua no segmento de Educação Básica do Brasil, estando presente no Distrito Federal e em mais 15 estados distribuídos por todas as regiões do país. Entre as unidades do Anglo Alante, estão o Colégio Anglo Alante Chácara Santo Antônio, Anglo Alante São José dos Campos, Colégio Anglo Alante Jundiaí, Anglo Alante Butantã, Anglo Alante Guarulhos e Anglo Alante Paulínia, todos no Estado de São Paulo.
