Em 2025, Max Meyer, aluno do 3º ano do Ensino Médio na Beacon School, viveu uma experiência transformadora: embarcou para o interior do Ceará para ajudar na construção de bibliotecas em escolas da rede pública do estado. Ele não imaginava o quanto aquela vivência mudaria sua percepção sobre o aprender. Pouco tempo depois, já em São Paulo, participou de outro projeto, organizando, ao lado de colegas, o BMUN – Beacon Model United Nations –, a simulação anual da ONU organizada pela própria escola. “A gente cria tudo do zero: materiais, logística, convites. É um treinamento para agir no mundo real”, diz o aluno.
Essas experiências não são exceção, mas consequência direta de um currículo que vem ganhando força no Brasil e no mundo, o International Baccalaureate (IB), uma comunidade global de escolas com um propósito comum: formar jovens capazes de agir com responsabilidade, empatia e consciência em um mundo conectado. “Os alunos vão muito além do conteúdo. Desenvolvem uma mentalidade voltada para o futuro, em que investigam e pensam criticamente para agir”, explica a vice-diretora pedagógica da Beacon School, Lais Chammas de Carvalho. “Os professores sempre tentam engajar os alunos em ações reais”, confirma Max.
Entenda o que é o currículo IB
O currículo IB valoriza competências socioemocionais, pensamento crítico e uma compreensão global do conhecimento. Todas as instituições autorizadas passam por auditorias internacionais, o que garante qualidade e padronização mundial. No Brasil, de acordo com o site oficial do IBO, existem 67 escolas autorizadas como IB World Schools (escolas mundiais IB). Dessas, 36 trabalham o IB nos primeiros anos de educação – Primary Years (PYP) – educação infantil e Fundamental I; 18 escolas abrangem os Middle Years (MYP) – Fundamental II; e 66 escolas aplicam o Diploma Programme (DP) – Ensino Médio.
O ponto de partida do IB é a aprendizagem por investigação, chamada de inquiry-based learning, metodologia que transforma o aluno em protagonista do próprio percurso: ele tem voz, faz escolhas e participa ativamente das decisões sobre seu processo de aprendizagem. Outro pilar é a mentalidade internacional, que incentiva o estudante a valorizar sua cultura local enquanto desenvolve uma visão ampla sobre desafios globais.
Lais Chammas, da Beacon School, explica que o IB não nasce fragmentado em disciplinas estanques. “Nos primeiros anos, é transdisciplinar; no Ensino Fundamental II, interdisciplinar; e no Ensino Médio, disciplinar, mas sempre conectado a temas globais. O aluno pensa, investiga e cria soluções”, diz a vice-diretora. Além disso, no IB a avaliação é contínua e diversificada, inclui autoavaliação e avaliação pelos pares e privilegia reflexão, autonomia e responsabilidade.
A viagem ao Instituto Brasil Solidário (IBS) é um exemplo concreto. No interior do Ceará, os alunos mergulharam em atividades de voluntariado que colocaram os princípios do IB em ação. “Construímos bibliotecas, levamos materiais e conhecemos realidades completamente diferentes. A escola sempre busca maneiras de nos engajar com o perfil do aluno IB, solidário, comunicador, corajoso, equilibrado”, conta Max.
Já na simulação da ONU, criada e organizada pelos próprios estudantes, jovens de diversas instituições se reuniram para debater temas urgentes, de crises humanitárias a impactos climáticos. “A gente aprende a falar em público, analisar atitudes humanas do passado e pensar em soluções para o futuro. É uma forma real de treinar habilidades para influenciar o mundo”, completa o estudante.
A Beacon é uma escola IB Continuum (oferece os três programas do IB), abrangendo todos os anos escolares, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, e os programas do IB estão alinhados com os valores e a missão da escola.
Sobre a Beacon School
Inaugurada em 2010, a Beacon School é referência em formação internacional por meio do currículo da International Baccalaureate (IB) – certificado de ensino internacional com validade no mundo todo. Da Educação Infantil ao Ensino Médio, a instituição de ensino é marcada pelo rigor acadêmico e formação baseada em princípios. A formação dos alunos é baseada no estímulo à curiosidade e ao pensamento crítico. Mais informações sobre o currículo IB na Beacon em https://www.beaconschool.com.br/ib/.
