Estudantes de diferentes escolas lideram debate sobre diversidade em festival internacional

No dia 8 de novembro, das 9 às 13 horas, a Beacon School sedia o Festival of Hope, uma iniciativa global que acontece anualmente em diversos países. A ideia é promover espaços de diálogo, escuta e colaboração entre estudantes e educadores, reunindo diferentes escolas para refletir, compartilhar experiências e celebrar o poder transformador da esperança. O tema deste ano é diversidade.

O evento foi concebido pelo International Baccalaureate (IB), um programa educacional internacionalmente reconhecido, focado no desenvolvimento de pensamento crítico, habilidades de pesquisa e competências globais. Ele é voltado para alunos do Ensino Médio (16-19 anos) e prepara para o ingresso na universidade, exigindo o estudo de seis disciplinas, além de componentes obrigatórios que incentivam a experiência prática, o pensamento reflexivo e a criatividade, como o CAS (Criatividade, Atividade, Serviço).

Essa é a segunda edição no Brasil, e a cada ano uma escola diferente é a anfitriã. Em parceria com a Associação Brasileira de Escolas IB (BAIBS – sigla em inglês), o Festival of Hope é um convite para um encontro que une a comunidade em torno de um propósito comum: amplificar a voz dos jovens em prol de um mundo mais justo, sustentável e pacífico.

O tema Diversidade foi escolhido pelas alunas que compõem o comitê de organização do festival. O evento começa com uma palestra de abertura com a Turma do Jiló, um grupo que trabalha com temas relacionados à diversidade, inclusão e serviço social. Em seguida haverá uma série de oficinas organizadas e realizadas pelas próprias alunas. São elas: oficina de curta-metragem, abordando diversidade de gênero; oficina de tsuru, (origami que simboliza a paz), oficina de empoderamento feminino (Girl Up) e oficina de diversidade no esporte (com esportes inclusivos). Por fim, será apresentado um showcase sobre projetos de serviço realizados nas escolas convidadas, em que os alunos irão comentar sobre projetos sociais bem-sucedidos. Ao todo, 11 escolas participarão do Festival of Hope.

Além das oficinas realizadas pelos alunos, algumas ONGs também estarão presentes para divulgar o trabalho que fazem, como A Banca (Jardim Ângela – SP), que levará para a Beacon uma oficina de hip hop e escrita criativa; e a Fluxo sem Tabu (SP), ONG de combate à pobreza menstrual, entre outras.

A Beacon School foi eleita para sediar o evento pois tem a diversidade como um de seus valores centrais. “A instituição tem políticas claras de incentivo à diversidade, com bolsas de estudos para ampliação de alunos com diferentes realidades sociais, bolsa para alunos negros, política de valorização da diversidade, como a celebração do mês dedicado à comunidade LGBTQI+, políticas de contratação e promoção de profissionais pertencentes à minorias, presença de alunos transgêneros, entre outras iniciativas”, explica o Coordenador do Programa de Anos Intermediários (MYP) e do CAS (Criatividade, Atividade e Serviço) na Beacon School, Felipe Pregnolatto.

Serviço
Festival of Hope
Data: 8 de novembro (sábado)
Horário: 9 às 13 horas
Local: Beacon School – Rua Mergenthaler, 1.138 – Vila Leopoldina – São Paulo/SP