Especialista da Rede Pitágoras apresenta oito dicas para estimular a leitura no início do ano

A leitura de livros está em uma diminuição latente no país. Divulgada em novembro do ano passado, a 6ª edição da “Retratos da Leitura no Brasil” (feita pelo Instituto Ipec, Inteligência em Pesquisa e Consultoria) aponta que 53% dos entrevistados não leram nem mesmo parte de uma obra nos três meses anteriores à pesquisa.

Tendo como referência a estimativa populacional brasileira, os dados mostram que o Brasil tem atualmente 93,4 milhões de leitores, considerando a população com 5 anos ou mais. Nos últimos quatro anos, houve uma redução de 6,7 milhões de leitores no país, de acordo com os dados.

As crianças são o ponto de partida para reverter essa história, principalmente no ambiente escolar. Na sala de aula, o professor pode estimular esse hábito por meio de conversas para mapear quais são os temas que estão atraindo os alunos. Assim, será possível selecionar um bom livro de acordo com o tema de interesse.

Escolher livros que provoquem desinteresse por serem grandes ou inadequados pode causar impacto no nível de motivação da turma. Fazer uma leitura junto com os colegas e reconhecer algumas palavras, ainda não inseridas no vocabulário do aluno, junto ao professor é indicado para detectar dificuldades de compreensão, mas não substituirá o tempo individual de leitura.

A respeito desse hábito, o professor de Filosofia e Sociologia e autor da Rede Pitágoras, Luiz Cláudio de Araujo Pinho, explica que é importante começar com um tempo pequeno de leitura: “Meia hora por dia, em momentos e espaços tranquilos, sem tecnologia por perto, no máximo uma música para criar um clima; selecionar livros de contos, com histórias leves ou curtas, pode ajudar a ganhar ritmo para estabelecer a rotina de leitura”, explica Pinho.

Pensando nos dias de hoje, fazer experiências de leitura com linguagens e jeitos diferentes de ler pode ser divertido. Literaturas regionais costumam render bons momentos de atenção e clubes de leitura são ótimas experiências coletivas. Se o livro que está sendo lido pela turma for dividido em capítulos, o professor pode fazer algumas atividades quando encerrar cada parte do livro. Isso ajuda a guardar cada etapa da leitura e contribui para o aluno perceber histórias que têm atos ou divisões pensadas pelo autor para organizar o enredo.

Para ajudar professores e pais a promoverem o hábito da leitura nos alunos, o especialista da Rede Pitágoras compartilha algumas dicas:

1. Fazer a leitura de trechos emocionantes;
2. Criar um espaço confortável em casa para a leitura;
3. Comentar sobre a repercussão de alguns livros ou autores em redes sociais, sites, jornais e revistas;
4. Associar livros com adaptações de filmes;
5. Criar clubes de leitura nas turmas, com data para debater os livros e com encontros que podem ser gravados para serem revistos em trabalhos escolares;
6. Fazer um podcast para apresentar críticas positivas ou negativas aos livros, aprendendo a diferenciar a obra dos autores;
7. Convidar autores, especialmente infanto-juvenis, para rodas de conversa com as turmas e divulgação dos livros pessoalmente;
8. Frequentar bibliotecas, feiras de livros, encontros com autores ou exibições de filmes sobre livros trabalhados na escola.

Além disso, Pinho indica cinco livros para diversas faixas etárias que podem ser lidos em sala de aula ou em casa:

1. Ei! Tem alguém aí?, por Jostein Gaarder (Autor), Paolo Cardoni (Ilustrador), Isa Mara Lando (Tradutora), São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1997 – sobre a chegada de irmãos mais novos;
2. Entre 3 mundos, por Lavínia Rocha (Autora), Belo Horizonte: Editora Gutenberg, 2022 – uma história fantástica que valoriza a diversidade cultural e étnica do Brasil;
3. Maus, por Art Spiegelman (Autor, Ilustrador), São Paulo: Quadrinhos na Cia, 2005 – uma história em quadrinhos sobre os horrores da guerra para abrir os olhos dos alunos sobre os regimes totalitários;
4. Tomoromu – a Árvore do Mundo, por Cristino Wapichana (Autor), Maurício Negro (Ilustrador), Belo Horizonte: Edições SM, 2021 – sobre os saberes ancestrais das comunidades originárias e a ecologia dos povos;
5. Uma mágica mortal: uma aventura do esquadrão zero, por Raphael Montes (Autor), São Paulo: Editora Seguinte, 2023 – sobre uma investigação feita por jovens.

Rede Pitágoras
O Sistema de Ensino conta com uma metodologia própria e usa tecnologias que potencializam os processos educacionais. Com mais de 57 anos de tradição, está presente em mais de 400 escolas, beneficiando mais de 120 mil alunos, abarcando desde o desenvolvimento de alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio até o desenvolvimento de educadores e lideranças educacionais. O Sistema faz parte da Somos Educação e recentemente renovou sua identidade visual e incorporou mudanças pedagógicas que acompanham os novos tempos.