Alunos apresentam trabalhos e performances artísticas no sarau do Colégio Jardim São Paulo

Realizado já há muitos anos, o famoso sarau do Colégio Jardim São Paulo mais uma vez deu espaço para os estudantes apresentarem seus talentos em poesia, canto, dança e outras formas de arte. O evento aconteceu no dia 16 de setembro e contou com a presença de alunos, pais, familiares, professores e membros da coordenação e direção, além da equipe de Língua Portuguesa, organizadora do projeto. A mostra ocorreu na Sala Professor Paulo Meinberg, no Teatro Jardim São Paulo.

Com o tema Vida com Arte, os participantes revelaram como a dedicação artística faz parte daquilo que eles são e acreditam. “Vamos folheando a vida, trocando, telepaticamente, ideias com os escritores, poetas, ficcionistas, dramaturgos, pintores, escultores e fotógrafos em busca de conexão e correspondências. Foi esse o convite feito aos nossos alunos, os poetas da noite, um convite a ser e a escutar-se”, declarou a professora de Literatura e apresentadora do sarau, Fabiane Helvadjian.

Os mestres da palavra
Alunos do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio declamaram poesias autorais. Muito além de apenas recitar, eles também encenaram seus próprios textos, utilizando pausas, entonações na voz e movimentos corporais. As obras de diversos e variados temas envolveram reflexões sobre vida, arte e até a própria ação de produzir uma poesia. Além de ouvi-las pelas vozes dos jardanenses, todos também puderam ler os poemas impressos e expostos no hall do teatro.

Os trabalhos foram avaliados por uma mesa julgadora de especialistas. Neste ano, as juradas convidadas foram a professora, escritora e especialista em linguagem Regina Maria Braga; a professora e autora de livros paradidáticos Luiza Faraco; coordenadora de Projetos de Arte do colégio, Mariana Meinberg; e, em um reencontro especial com o Jardão, a professora e idealizadora do sarau, Sueli Penha. As obras mais bem pontuadas por elas foram premiadas ao fim do evento.

Arte em outras formas
Ampliando ainda mais os horizontes artísticos do sarau, estudantes, ex-alunos e convidados também se apresentaram. Sozinhos, em duplas ou até em uma banda completa, eles subiram ao palco e cantaram e tocaram obras impactantes de relevantes artistas. O repertório incluiu as músicas Força estranha (Caetano Veloso), Quase sem querer (Legião Urbana) e Vilarejo (Marisa Monte), além de canções autorais.

Comprovando que a poesia pode ir além das letras, alunos do 7º e 8º anos do Ensino Fundamental apresentaram uma coreografia ensaiada ao som de Palco (Gilberto Gil). Sincronismo, movimento e leveza estiveram presentes em uma mostra de balé, realizada por mãe a alunas jardanenses, interpretando a canção Dindi (Tom Jobim).

Enfim, foi uma noite de pura arte jardanense.

Para saber mais sobre o Colégio Jardim São Paulo, clique aqui.