Rafael Joaquim Parra, aluno da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Objetivo Integrado (SP), conquistou medalha de ouro na International Astronomy and Astrophysics Competition (IAAC), na modalidade Júnior, voltada para menores de 18 anos. Com o ouro, o estudante garantiu o 2. Prize Junior, premiação pelo segundo melhor desempenho mundial na competição, e também o Prêmio Nacional concedido ao melhor participante do Brasil.
O torneio, realizado on-line entre os meses de fevereiro e junho, foi totalmente em inglês e contou com participantes de 85 países, como Austrália, Canadá, China, França, Alemanha, Índia, Japão, Rússia, Cingapura, Reino Unido e EUA.
A IAAC é composta por três rodadas eliminatórias, envolvendo diferentes desafios de Astronomia, Astrofísica e conceitos interdisciplinares, habilidade em pesquisa de assuntos avançados, capacidade de leitura técnica e compreensão de artigos científicos. A rodada final exige muita concentração e raciocínio rápido, devido ao curtíssimo tempo para responder a cada questão.
“Esse resultado foi muito significativo para mim, ainda que eu acreditasse ter ido bem na competição como um todo, foi uma das melhores surpresas ter gabaritado o Final Round. Minha nota no Pre-Final Round – usada como desempate – me rendeu não só a medalha de ouro que tanto almejava como também os prêmios de melhor do Brasil e 2º lugar do mundo”, afirma Parra.
A inspiração e o talento de Parra não vêm de agora. O aluno já participou de várias competições. Sua caminhada no mundo científico olímpico começou no 6º ano do Ensino Fundamental.
Hoje, soma 36 medalhas nacionais conquistadas em olimpíadas de Química, Biologia, Física, Matemática, Informática, Astronomia, Robótica e Geografia. Sua última conquista nacional foi a medalha de ouro na Olimpíada de Química do Estado de São Paulo (OQSP), tendo sido classificado entre os três melhores estudantes da 3ª série do Ensino Médio. Ele fez parte ainda da delegação brasileira na 58ª Olimpíada Internacional Mendeleev de Química (IMChO), realizada em Shenzhen (China), no início do ano.