Pensando nos jovens que querem ingressar no Ensino Superior no Brasil, o Colégio Humboldt, instituição bilíngue e multicultural (português/alemão) localizada em Interlagos (SP), criou o Programa de Incentivo e Apoio ao Vestibulando – PIAV, que proporciona diversas ferramentas de estudo e aprendizagem para que o estudante enfrente com excelência os exames nacionais e escolha a faculdade que desejar.
O Colégio Humboldt continua promovendo caminhos para quem quer seguir carreira internacional, mas percebeu um movimento expressivo neste ano: em uma pesquisa direcionada para alunos com a pergunta “vocês têm interesse em universidades públicas?”, 40% dos adolescentes do Ensino Médio disseram que sim.
A opção é mais uma oportunidade para quem quer cursar faculdade no País. “Como colégio internacional, damos oportunidade para o aluno estudar na Alemanha. O caminho para o estudante que está no currículo bilíngue, para o Studienkolleg, é uma possibilidade. Ou, se ele está no currículo internacional, via Abitur, e mesmo para outras universidades internacionais. Mas isso não significa que o caminho é inviabilizado para o aluno que deseja cursar uma universidade nacional. E isso se dá tanto com ações curriculares em sala de aula, no dia a dia e agora, a partir deste ano, o PIAV conta com um curso preparatório para o vestibular”, comenta a coordenadora pedagógica do Ensino Médio do Humboldt, Talita Marcilia.
O colégio já conta na proposta curricular com plataformas digitais com simulados obrigatórios que são previstos para compor a média na nota, como os oficiais, extras e personalizados com a La Place e Evolucional, e as redações para vestibular com a Redigir, e também, os recursos de estudo com a Nitro, além de aulas específicas e cursos extracurriculares para apoiar a jornada de estudo específico do aluno.
O PIAV abraça esse conjunto de ferramentas associado ao uso de apostilas pré-vestibular, em uma parceria com a Bernoulli, de Belo Horizonte (MG), oferecendo cursinho de duas áreas do conhecimento, Ciências da Natureza e Ciências Humanas, que têm as matérias mais impactadas em número de aulas na formação geral básica (do Novo Ensino Médio).
“Para o aluno que quer um vestibular mais competitivo, a proposta é que ele possa fazer esse conjunto de ferramentas de estudo e aprendizagem, em que virão junto as apostilas de pré-vestibular da Bernoulli, empresa mineira que tem um material superior, de excelente qualidade, para que ele vivencie esse momento de cursinho”, diz Talita. A carga vai aumentando de acordo com as séries do Ensino Médio – dois cursos no 10º ano, quatro no 11º ano e todos no último ano. O aluno paga apenas pelo material didático e será presencial.
A coordenadora pedagógica afirma que muitos alunos já disseram ter interesse em buscar vaga nas universidades públicas. “Hoje já contamos com turmas que reúnem, em média, cerca de 20 alunos”. Sua expectativa é que a participação alcance cerca de 60% dos estudantes do 12º ano.
Com o apoio do programa, o aluno vai poder rever matérias desde o 10º ano, se preparar melhor, fazer exercícios daquele estilo de vestibular que ele vai prestar especificamente, além de incentivá-lo a pensar nessa trajetória para a universidade desde o início do Ensino Médio. “Queremos dar as ferramentas para os estudantes que querem ficar no Brasil, para poderem ser competitivos nos exames nacionais”, reforça Talita Marcilia.