Investigação, empatia e pensamento crítico: currículo internacional utilizado pela Beacon School transforma rotinas escolares com projetos de impacto social

Em 2025, Max Meyer, aluno do 3º ano do Ensino Médio na Beacon School, viveu uma experiência transformadora: embarcou para o interior do Ceará para ajudar na construção de bibliotecas em escolas da rede pública do estado. Ele não imaginava o quanto aquela vivência mudaria sua percepção sobre o aprender. Pouco tempo depois, já em São Paulo, participou de outro projeto, organizando, ao lado de colegas, o BMUN – Beacon Model United Nations –, a simulação anual da ONU organizada pela própria escola. “A gente cria tudo do zero: materiais, logística, convites. É um treinamento para agir no mundo real”, diz o aluno.

Essas experiências não são exceção, mas consequência direta de um currículo que vem ganhando força no Brasil e no mundo, o International Baccalaureate (IB), uma comunidade global de escolas com um propósito comum: formar jovens capazes de agir com responsabilidade, empatia e consciência em um mundo conectado. “Os alunos vão muito além do conteúdo. Desenvolvem uma mentalidade voltada para o futuro, em que investigam e pensam criticamente para agir”, explica a vice-diretora pedagógica da Beacon School, Lais Chammas de Carvalho. “Os professores sempre tentam engajar os alunos em ações reais”, confirma Max.

Entenda o que é o currículo IB 
O currículo IB valoriza competências socioemocionais, pensamento crítico e uma compreensão global do conhecimento. Todas as instituições autorizadas passam por auditorias internacionais, o que garante qualidade e padronização mundial. No Brasil, de acordo com o site oficial do IBO, existem 67 escolas autorizadas como IB World Schools (escolas mundiais IB). Dessas, 36 trabalham o IB nos primeiros anos de educação – Primary Years (PYP) – educação infantil e Fundamental I; 18 escolas abrangem os Middle Years (MYP) – Fundamental II; e 66 escolas aplicam o Diploma Programme (DP) – Ensino Médio.

O ponto de partida do IB é a aprendizagem por investigação, chamada de inquiry-based learning, metodologia que transforma o aluno em protagonista do próprio percurso: ele tem voz, faz escolhas e participa ativamente das decisões sobre seu processo de aprendizagem. Outro pilar é a mentalidade internacional, que incentiva o estudante a valorizar sua cultura local enquanto desenvolve uma visão ampla sobre desafios globais.

Lais Chammas, da Beacon School, explica que o IB não nasce fragmentado em disciplinas estanques. “Nos primeiros anos, é transdisciplinar; no Ensino Fundamental II, interdisciplinar; e no Ensino Médio, disciplinar, mas sempre conectado a temas globais. O aluno pensa, investiga e cria soluções”, diz a vice-diretora. Além disso, no IB a avaliação é contínua e diversificada, inclui autoavaliação e avaliação pelos pares e privilegia reflexão, autonomia e responsabilidade.

A viagem ao Instituto Brasil Solidário (IBS) é um exemplo concreto. No interior do Ceará, os alunos mergulharam em atividades de voluntariado que colocaram os princípios do IB em ação. “Construímos bibliotecas, levamos materiais e conhecemos realidades completamente diferentes. A escola sempre busca maneiras de nos engajar com o perfil do aluno IB, solidário, comunicador, corajoso, equilibrado”, conta Max.

Já na simulação da ONU, criada e organizada pelos próprios estudantes, jovens de diversas instituições se reuniram para debater temas urgentes, de crises humanitárias a impactos climáticos. “A gente aprende a falar em público, analisar atitudes humanas do passado e pensar em soluções para o futuro. É uma forma real de treinar habilidades para influenciar o mundo”, completa o estudante.

A Beacon é uma escola IB Continuum (oferece os três programas do IB), abrangendo todos os anos escolares, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, e os programas do IB estão alinhados com os valores e a missão da escola.

Sobre a Beacon School
Inaugurada em 2010, a Beacon School é referência em formação internacional por meio do currículo da International Baccalaureate (IB) – certificado de ensino internacional com validade no mundo todo. Da Educação Infantil ao Ensino Médio, a instituição de ensino é marcada pelo rigor acadêmico e formação baseada em princípios. A formação dos alunos é baseada no estímulo à curiosidade e ao pensamento crítico. Mais informações sobre o currículo IB na Beacon em https://www.beaconschool.com.br/ib/.