Em um contexto em que a formação de hábitos saudáveis precisa começar na infância, a atuação das escolas e dos profissionais da alimentação escolar é determinante. Oferecer uma refeição segura, nutritiva e inclusiva é parte fundamental de um processo educacional mais justo, consciente e acolhedor.
A promoção da saúde por meio da alimentação escolar é um dos pilares do trabalho diário do Grupo Risotolândia, responsável pelo fornecimento de refeições para parte das escolas públicas e CMEIs de Curitiba, além de unidades escolares do município de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana da capital paranaense.
Atualmente, a empresa atende a uma demanda média de 418 mil refeições diárias, distribuídas em mais de 500 escolas públicas, com destaque para o cuidado especializado com os alunos que apresentam necessidades alimentares específicas. São, em média, 4 mil refeições diferenciadas por dia, elaboradas para estudantes com diagnósticos como intolerância à lactose, doença celíaca, diabetes, hipertensão, obesidade, seletividade alimentar, veganismo e vegetarianismo, entre outras condições clínicas ou escolhas alimentares.
O desafio, no entanto, vai muito além da exclusão de ingredientes. Alimentar uma criança é também contribuir para seu desenvolvimento social e emocional. Por isso, um dos compromissos centrais da equipe de nutricionistas da Risotolândia, em parceria com as Secretarias Municipais de Educação das cidades atendidas, é elaborar refeições especiais que sejam o mais similares possível às dos demais alunos, respeitando suas particularidades sem afastá-los da convivência à mesa. “Essa atenção evita que as crianças se sintam isoladas ou diferentes durante o momento da alimentação, promovendo a inclusão e o fortalecimento da autoestima”, afirma a gerente executiva de operações da Risotolândia Serviços Inteligentes de Alimentação, Catiane Zelak Abreu.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 35% da população brasileira convive com intolerância à lactose. Em Curitiba, essa é a principal causa dos pedidos por dietas especiais. Casos de restrição a glúten, açúcar e sódio também são recorrentes e exigem planejamento detalhado, controle rigoroso e constante atualização técnica por parte da equipe responsável.
Todas as refeições especiais são produzidas na Unidade Central da Risotolândia, localizada em Araucária (PR), em uma cozinha separada e estruturada exclusivamente para esse fim, com o intuito de evitar qualquer risco de contaminação cruzada. A empresa também dispõe de uma cozinha de preparos severos, destinada a dietas altamente restritivas, como as isentas de glúten e fenilcetonúria, por exemplo, que exigem atenção redobrada em cada etapa da produção.
Após preparadas, as refeições são embaladas individualmente, passando pelo processo de resfriamento, para serem identificadas com etiquetas contendo a identificação da preparação, o nome do aluno, turno, tipo de dieta e a escola de destino, garantindo que cada alimento chegue corretamente ao seu destinatário. O transporte é feito por frota própria da empresa, em hot boxes térmicos, que preservam a temperatura e a integridade dos alimentos até o momento do consumo. Ao chegar na escola, a Risotolândia tem uma equipe de atendentes capacitadas para receber, conferir, reaquecer (se necessário) e entregar a dieta ao aluno.
No setor de dietas da Risotolândia, 40 colaboradores atuam de forma dedicada para garantir que cada refeição especial cumpra com todos os critérios de segurança alimentar, qualidade nutricional e inclusão. Todo o processo segue protocolos rigorosos de segurança.
Para que um aluno receba uma dieta diferenciada, é necessário que a família apresente um laudo médico à Secretaria Municipal de Educação de sua cidade. A solicitação é então encaminhada para avaliação de uma nutricionista, que, em parceria com a equipe da Risotolândia, define o cardápio personalizado e autoriza o início da produção diária da refeição especial.
Hoje, o grupo opera com mais de 800 variações de cardápios especiais, garantindo que os alunos sejam atendidos com refeições seguras, saudáveis e adaptadas às suas necessidades, sem renunciar ao sabor e da convivência com os colegas. “A personalização da alimentação é um cuidado essencial que não apenas preserva a saúde, mas também integra essas crianças socialmente, reforçando o sentimento de pertencimento e igualdade entre os colegas”, finaliza Catiane.
Grupo Risotolândia
O Grupo Risotolândia está há mais de 70 anos no mercado e oferece soluções para alimentação de qualidade. Tudo começou em 1950, com as tradicionais receitas italianas de Dona Cenira Gusso. Atualmente, a Risotolândia conta com uma equipe de 5.300 funcionários e serve mais de 550 mil refeições diárias, com uma infraestrutura que atende à demanda em sete estados em diferentes segmentos, como hospitais, escolas públicas e privadas e empresas.