A Ways Bilingual School estreou no mercado educacional brasileiro em 2025 com a inauguração de sua primeira unidade, localizada na Avenida Braz Leme, na Zona Norte de São Paulo. A escola de formação integral bilíngue é parte de uma franquia focada na excelência nos resultados acadêmicos. Durante a Bett Brasil — maior evento de inovação educacional da América Latina, entre os dias 28 de abril e 1º de maio —, os visitantes poderão conhecer de perto a nova aposta do grupo Arco Educação, que atende mais de 3,4 milhões de alunos em mais de 12 mil escolas com soluções pedagógicas e de gestão, para um ensino de alta performance.
Com mensalidades a partir de R$ 4 mil, a Ways da avenida Braz Leme, no bairro de Santana, em São Paulo, abrange desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, oferecendo 40 horas semanais de aulas e atividades aos alunos, que terão um programa bilíngue. Sob gestão de Rosilene Teixeira Rodrigues, diretora com mais de 30 anos de experiência na área educacional, a unidade desenvolve, além do ensino em duas línguas, de acordo com diretrizes curriculares nacionais e referências internacionais, a oportunidade de trabalhar habilidades cognitivas e socioemocionais.
“A Ways reúne de forma integrada todo o ecossistema de soluções educacionais da Arco Educação, desde sistemas pedagógicos e administrativos consolidados, como o SAS Educação na área de conteúdo e o Isaac para gestão financeira, até a produção de materiais bilíngues autorais. Valorizamos uma aprendizagem multicultural que permita o protagonismo de cada estudante ao escolher seu próprio caminho”, conta a diretora de Franquias da Arco Educação, Juliana Zero.
Educação para os desafios do futuro
O plano da Arco Educação é oferecer com a franquia um ensino de alta performance e abrangência nacional, que prepare os alunos para ingressar nas melhores universidades no Brasil e no exterior, por meio de soluções inovadoras, que incluem a educação tecnológica e até mesmo financeira. O projeto pedagógico estimula a autonomia dos estudantes, em uma abordagem holística, para desenvolver o potencial máximo dos alunos.
“Precisamos preparar os alunos para um mundo cada vez mais dinâmico e sem barreiras, por isso o currículo da Ways preza por um ensino de excelência, por meio da formação de jovens capazes de pensar e agir naturalmente e com autonomia em um ambiente bilíngue”, destaca Juliana. “Vemos um grande potencial de expansão e prevemos a inauguração de dezenas de unidades nos próximos dez anos, em todo o Brasil”, revela a diretora de Franquias da Arco Educação.
A proficiência em inglês segue uma tendência de queda global. O Brasil ocupou a 81ª posição no Índice de Proficiência em Inglês da EF (Education First) 2024, que classifica 116 países. Os dados refletem uma queda de 11 posições no ranking global e três posições na América Latina, entre 2023 e 2024. Estima-se que apenas cerca de 5% dos brasileiros tenham algum conhecimento de inglês e menos de 1% seja realmente fluente.
“É fundamental reverter esse cenário. Nossa metodologia acolhe e ensina o aluno a aprender, respeitando sua individualidade. Na primeira infância, os alunos vivenciarão metade de sua rotina em inglês, enquanto nas etapas seguintes, o programa será ajustado para incluir atividades e conteúdos de maneira balanceada”, explica a diretora da Unidade Braz Leme e primeira franqueada da Ways, Rosilene Teixeira Rodrigues. “Nossa proposta é unir o ensino bilíngue de alta performance à inteligência emocional, criatividade e empreendedorismo, para que cada um possa explorar o próprio potencial com confiança”, diz Rosilene.
Com uma infraestrutura moderna, composta por 30 salas de aula temáticas e 5.000 metros quadrados de área construída, a primeira unidade da Ways oferece acesso a uma ampla gama de atividades extracurriculares, incluindo uma parceria com a Midas Academy, escola de música do produtor Rick Bonadio, e programas voltados ao esporte por meio de parcerias com a R9 Academy e a NBA. “Todos os espaços da escola são intencionais e cada ambiente é projetado para promover a interação e o aprendizado ativo, com laboratórios dedicados a ensino maker, computação, artes e ciências”, reforça Rose Rodrigues.
Palestra Ensino Bilíngue em Ação: Da teoria à prática
Para debater os benefícios e desafios do ensino bilíngue, a gestora à frente da primeira unidade da Ways, Rosilene Teixeira Rodrigues, e a especialista em Psicolinguística do Bilinguismo, Luciana Brentano, farão uma palestra no estande da SAS Educação. A palestra “Ensino Bilíngue em Ação: Da teoria à prática” ocorrerá no dia 28 de abril, às 14 horas, no Estande SAS Educação (Pavilhão Vermelho – Localização: N70 – Rua N – AV.30).