Família e escola: uma parceria para além da educação

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) estabelece que é dever da família e do Estado garantir a aprendizagem e o desenvolvimento intelectual das crianças. Esse processo começa em casa, com os pais desempenhando um papel crucial na formação dos filhos e, posteriormente, é compartilhado com a escola, a qual, em parceria com a família, prepara os jovens para enfrentar os desafios futuros.

No entanto, é necessário construir um vínculo sólido para que essa união entre escola e família funcione. Os familiares desempenham um papel fundamental ao oferecer apoio emocional e acompanhar o desenvolvimento escolar dos filhos, enquanto isso, a escola deve criar um ambiente acolhedor e enriquecedor, que incentive essa participação. Quando ambas as partes compartilham valores e objetivos, é possível criar uma rede de suporte que contribua para o crescimento intelectual e socioemocional dos alunos.

Segundo a coordenadora de Desenvolvimento Profissional da Beacon School, Lais Carvalho, a relação entre família e escola deve ser construída com base na confiança, no diálogo aberto, na parceria e no respeito mútuo. Esse vínculo é essencial para promover o desenvolvimento integral do aluno e garantir um ambiente educativo harmonioso.

Sobre o impacto do envolvimento familiar no desempenho dos estudantes, a coordenadora da Beacon afirma que “a presença familiar no contexto escolar tem um impacto significativo na motivação, na autoestima, no comportamento e no desempenho acadêmico e socioemocional dos alunos”. No entanto, a participação deve ser de qualidade, envolvendo ações como acompanhar o processo educativo, participar de reuniões e eventos e promover coerência entre os valores da escola e da família.

Quando a família não dá continuidade a projetos de formação iniciados pela escola, Lais aponta que “é essencial intensificar o diálogo para esclarecer a importância do projeto e o papel fundamental do apoio familiar” e sugere identificar as barreiras que dificultam o engajamento e oferecer soluções, como a realização de reuniões on-line ou horários flexíveis. Essas ações podem facilitar a participação dos responsáveis legais.

Em relação ao papel do professor, a coordenadora da Beacon School esclarece que ele deve atuar como parceiro e apoiador da família, respeitando seus valores e culturas. “A principal responsabilidade do professor é fornecer informações claras e objetivas sobre o progresso educacional e socioemocional do aluno. Quando necessário, ele pode compartilhar estratégias úteis no ambiente familiar, sempre de forma respeitosa e colaborativa”, afirma a educadora.

Além disso, Lais reforça a importância de os alunos desenvolverem sua autonomia, independência e autoconfiança ao realizar tarefas, pois isso não apenas fortalece suas habilidades, mas também otimiza o momento em que o apoio dos pais é necessário.

Para estimular ainda mais a participação das famílias em atividades escolares, a educadora recomenda que a escola proponha atividades acessíveis, práticas com objetivos bem definidos, comunicando de forma clara os benefícios desse envolvimento, sendo indispensável a existência do respeito mútuo e um ambiente acolhedor para motivar os responsáveis a contribuírem de maneira ativa no processo de aprendizagem.

Por fim, reforçar a parceria entre escola e família é necessário para oferecer aos jovens uma base sólida que os prepare para os desafios futuros e permita o desenvolvimento pleno de seu potencial. “Essa relação precisa ser construída com colaboração e entendimento mútuo, garantindo que ambos trabalhem juntos em prol do sucesso acadêmico e pessoal dos alunos”, finaliza a coordenadora de Desenvolvimento Profissional da Beacon School, Lais Carvalho.

Para mais informações sobre a Beacon School, acesse https://bit.ly/3QanvWu.