“A importância da construção do Projeto de Vida na escola” é tema da terceira edição do estudo elaborado pela OPEE Educação e executado pela Mercare! Educação. O levantamento, realizado de maio a setembro deste ano, entrevistou 1.514 educadores de escolas públicas e privadas de todas as regiões do país para identificar qual a importância da construção do projeto de vida na escola.
O mapeamento foi elaborado para analisar a evolução e o propósito dos educadores a fim de compreender como enxergam a importância do desenvolvimento do seu Projeto de Vida e dos alunos, além de observar como os educadores relacionam projetos de vida com competências socioemocionais e com uma cultura de paz.
Com o Dia dos Professores, em 15 de outubro, as questões acima assumem mais importância, ressaltando o educador como figura central na transformação social. Afinal, muitas situações têm sido enfrentadas no âmbito escolar nos últimos anos. “A pandemia de Covid-19 mudou o cenário escolar e transformou da noite para o dia a rotina de aprendizagem de crianças e de adolescentes. As barreiras de aprendizagem foram muitas, como falta de estrutura e ineficácia do meio on-line, deixando a impressão de que, pelo menos dois anos foram perdidos, além de gerar consequências graves nos médio e longo prazos”, explica a diretora-geral da OPEE Educação, Silvana Pepe.
Carreira de propósito
Apesar dos desafios recentes e recorrentes, os professores brasileiros seguem motivados para exercerem a docência. Considerando os parâmetros de notas de 0 a dez, a nota de motivação (8,2) mostra o lado positivo da carreira, segundo o levantamento.
No ranking dos motivadores, 52% citam o propósito e o impacto que a profissão gera no mundo; 35% afirmam gostar do que fazem; 10% citam a sua competência no ofício e apenas 3% citam o trabalho como forma de sustento. No comparativo, na primeira edição do estudo de 2022, a avaliação média de motivação dos educadores em relação à própria carreira foi de 7,7. Já na pesquisa em 2023, o índice caiu para 7,4.
O futuro da educação também aponta para o otimismo, segundo os respondentes: mais da metade (58%) têm esperança de melhoria na educação e 38% estão otimistas com possibilidades futuras.
“No contraponto da motivação, aspectos como a falta de valorização profissional, revelada pelos baixos salários, a sobrecarga e o burnout, os desafios com as famílias (a escola permitiu o acesso total das famílias no espaço educativo), o comportamento inadequado de alguns estudantes e as barreiras administrativas e estruturais foram citados”, informa Silvana.
Projeto de vida: ferramenta para uma cultura de paz
O projeto de vida está contemplado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que dita as diretrizes de aprendizagem da Educação Básica. Levando em conta a relevância do tema, os professores foram questionados sobre o seu próprio Projeto de Vida, e nas respostas surgiram pontos como: 56% alegam ter um projeto de vida claro e bem definido; 33% estão procurando caminhos para desenvolver o seu projeto de vida; 8% estão tentando tirar do papel esse desenvolvimento pessoal e social e 3% não pensaram ou não acham necessário pensar sobre o tema.
Na pergunta “Como o Projeto de Vida é trabalhado em sua instituição de ensino?”, 42% dos educadores afirmam que ele é trabalhado em todos os ciclos de aprendizagem como uma disciplina específica; 22% trabalham em alguns ciclos como uma disciplina curricular específica; 16% em todos os ciclos de maneira transversal, 8% em alguns ciclos de maneira transversal e 12% afirmam que o projeto é pouco ou não é trabalhado nas instituições de ensino.
“A reflexão sobre o Projeto de Vida dos educadores brasileiros trata de questões profundas e de grande impacto. Por meio dele (o Projeto de Vida), é que ganhamos a possibilidade de alinhar pensamentos, sentimentos e comportamentos e com isso conseguimos dar tração aos nossos objetivos. O autoconhecimento e as competências socioemocionais estão diretamente ligados com os fatores que promovem a construção de projetos de vida nobres”, afirma o psicoterapeuta, palestrante internacional, escritor e autor da metodologia OPEE, Leo Fraiman,
Seguindo a linha de Fraiman, a pesquisa endossa a importância de trabalhar o tema nas escolas a partir da perspectiva dos próprios educadores, que enxergam e reconhecem, quase em unanimidade, que existe uma relação fina entre a formação de projetos de vida e as competências socioemocionais (97%).
Além disso, sabem dos benefícios de levar em conta o tema nas escolas: 78% dizem que quando as instituições definem o projeto como importante, os alunos são colocados como protagonistas na construção de seus projetos vitais, desenvolvendo o autoconhecimento, a empatia e a autonomia; 75% mencionam que esse caminho ajuda na formação integral dos alunos e contribui com o aprendizado das demais disciplinas.
Outro dado interessante: quase todos os professores (95%) afirmam existir relação entre a formação de projetos de vida, o desenvolvimento de competências socioemocionais e a construção de uma cultura de paz.
Para Fraiman, é fundamental que os educadores reconheçam a importância de implementar uma cultura de paz nas escolas e que ela acontece por meio do autoconhecimento e do aprimoramento de competências emocionais, sociais e profissionais. “Sabemos que a sociedade está violenta e o desafio é unir os esforços entre a família e a escola para garantir um espaço de segurança psicológica, no qual há a possibilidade de que as crianças e jovens cresçam em um mundo de valores que priorizem o bem comum”, acrescenta o psicoterapeuta.
Dados objetivos da pesquisa
O “3º Estudo OPEE – Edição 2024 com educadores Brasileiros: a importância da construção do Projeto de Vida na escola” foi conduzido, em sua maioria, com profissionais de educação de 24 até 64 anos, com prevalência da faixa etária de 35 a 54 anos (66%) e das cinco regiões do país (com o Sudeste sendo responsável pela maior fatia de participação – 35%).
O público feminino representa 89,76% e os educadores de escolas privadas são maioria, com 80% dos respondentes. A maioria dos educadores está na profissão há mais de 21 anos (38%). Já em relação aos cargos ocupados, 27% são professores polivalentes, 23% são professores especialistas e 20% coordenadores.
Diferença de percepção entre escolas públicas e privadas
O estudo levou em conta respondentes tanto de escolas públicas, quanto de escolas privadas, representando, respectivamente, 25% e 85% da amostragem. O percentual supera os 100% por considerar o duplo vínculo de alguns profissionais.
Quando indagados sobre a motivação do exercício do papel de educador, 44% dos representantes da escola privada se dizem muito motivados, enquanto na rede pública o índice é de 33%. Para 54% dos atuantes na rede privada, a razão da motivação está no propósito e no impacto que geram no mundo. Já nas escolas públicas, essa justificativa é válida para 44%.
No quesito “Seu Projeto de Vida”, as respostas foram semelhantes entre os dois universos de atuação: 57% dos respondentes da rede privada consideram ter um projeto de vida consistente, claro e bem definido. Na escola pública, o índice é de 55%.
No quesito “Como o Projeto de Vida é trabalhado na instituição de ensino?”, 44% dos representantes da escola privada trabalham o projeto em todos os ciclos como uma disciplina específica, e na rede pública, o índice foi de 35%.
Constatou-se semelhança na percepção da relação entre a formação dos projetos de vida e as competências socioemocionais. Para 97% da rede privada e para 95% da rede pública, ambos estão associados. Assim como ocorreu na pergunta anterior, as respostas foram praticamente unânimes no reconhecimento da relação entre a formação de projetos de vida, as competências socioemocionais e a construção de uma cultura de paz: 96% na escola privada e 94% na escola pública.
Sobre o futuro da educação, 38% dos respondentes da rede privada e 37% da rede pública estão otimistas; 57% dos que estão na rede privada têm esperanças de melhoria na educação e 59% dos respondentes da rede pública também depositam esperança na educação.
OPEE Educação
A OPEE Educação trabalha com projetos educacionais que abrangem toda a Educação Básica, Organizações Não-Governamentais e ambientes corporativos. O foco principal da instituição é contribuir para a construção de projetos de vida sustentáveis e colaborativos e da atitude empreendedora por meio de três linhas de atuação: Metodologia OPEE, formada por coleções de livros que vão desde a Educação Infantil até o Ensino Médio; Educa OPEE, com foco em cursos EAD para democratizar o processo de aprendizagem; e Escola Para Pais, com conteúdos digitais que visam orientar e trazer reflexões para as famílias no que se refere à educação de crianças e adolescentes.