As Olimpíadas e o Enem 2024: O que pode ser abordado?

O professor Marcel Raminelli Costa, idealizador da IntegralMind, uma escola que utiliza metodologia baseada em princípios científicos de experimentação, observação e adaptação contínua, e que desenvolveu o conceito de Engenharia Educacional, que integra desenvolvimento intelectual e emocional do estudante, enumera o que pode ser abordado no Enem 2024 e em vestibulares, a partir do olhar sobre os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024.

Marcel aponta que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e outros vestibulares sempre buscam conectar seus temas com atualidades e questões sociais, refletindo acontecimentos de relevância nacional e internacional. Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024, embora sejam eventos de grande importância global, não têm sido um foco direto no Enem, segundo uma análise corrente. A prova tem um padrão mais voltado para questões sociais e culturais recorrentes, especialmente no que tange a desigualdades e representações sociais.

No entanto, o professor e fundador da IntegralMind esclarece que algumas abordagens específicas podem surgir de forma indireta nas provas. Por exemplo, o destaque recente para as conquistas de mulheres negras de periferia nas Olimpíadas pode ser uma temática explorada. Esse tipo de feito poderia ser utilizado para discutir questões de gênero, raça e inclusão social, especialmente nas áreas de humanas e linguagens.

Na área de ciências da natureza, tópicos como metabolismo energético, tanto de proteínas quanto de carboidratos, podem ser abordados. A relação entre a alimentação de atletas e o gasto calórico é um campo fértil para questões de biologia e química. “Por exemplo, como atletas utilizam diferentes macronutrientes para otimizar desempenho físico e como isso se traduz em gasto energético”, explica Marcel, que tem vasta experiência como docente e coordenador em diversos colégios e cursinhos de São Paulo.

A matemática também tem espaço para conexões com o esporte, por meio de questões de probabilidade, como calcular as chances de um time ganhar uma partida ou um atleta conquistar uma medalha. Já a física poderia explorar temas relacionados ao movimento, como lançamentos de projéteis, que são comuns em esportes de campo e pista. Questões envolvendo o lançamento de peso ou vara poderiam tratar de conceitos de trajetória e energia cinética.

A recente revitalização do Rio Sena para os Jogos Olímpicos trouxe à tona questões ambientais e de saúde pública, especialmente após incidentes com atletas passando mal devido à contaminação por E. coli e outras bactérias. “Esse cenário abre a possibilidade de o Enem abordar temas relacionados à qualidade da água, saneamento básico e seus impactos na saúde pública”, diz Marcel. “Discussões sobre políticas de revitalização de rios e o papel do controle ambiental poderiam ser temas explorados nas questões de ciências da natureza, mostrando como a falta de tratamento adequado pode afetar diretamente a vida das pessoas, incluindo atletas de alto desempenho”, completa o professor.

Por fim, elementos relacionados ao esporte, quando explorados, ajudam a conectar o conteúdo teórico a situações práticas e contemporâneas, enriquecendo o aprendizado dos alunos. Portanto, estar atento aos eventos esportivos e suas implicações sociais e científicas pode ser uma estratégia valiosa para estudantes que se preparam para provas do Enem e vestibulares, sobretudo em ano de Olimpíadas e Paraolimpíadas.

Sobre a IntegralMind
A IntegralMind foi fundada em 2009, idealizada pelo professor Marcel Raminelli Costa, após anos de experiência como docente e coordenador em diversos colégios e cursinhos de São Paulo. Formado em Engenharia pela Escola Politécnica da USP, Marcel cursou também História, Química e Matemática na USP. Com essa experiência, formulou o conceito de Engenharia Educacional, uma abordagem personalizada, focada no estudante e que vai além de exercícios, conteúdos, provas e simulados.

A IntegralMind utiliza metodologia baseada em princípios científicos de experimentação, observação e adaptação contínua, desenvolvida com o conceito de Engenharia Educacional, que integra desenvolvimento intelectual e emocional do estudante. Prepara os estudantes para o Enem, vestibulares, provas de alta performance e reforço escolar, com aulas individuais, acompanhamento terapêutico para assimilação de conteúdos de forma divertida, leve, prazerosa e eficaz. Agregado a tudo isso, uma equipe de psicólogos se dedica aos aspectos emocionais, amadurecimento acadêmico e pessoal, visando maximizar o potencial do ensino-aprendizagem.